Consolidação


O verbo consolidar significa sustentar, firmar, tornar sólido, seguro ou estável, fortalecer, transformar.

 

É o processo de cuidar, de dispensar atenção aos novos crentes. Até quando eles tenham condições de caminhar pelas suas próprias decisões, firmadas no que aprenderam sobre Jesus.

 

É o processo que fará com que o nosso fruto permaneça..."Eu vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto PERMANEÇA...” (Jo.15:16).

 

Para o Mestre não basta IR (que vades) nem basta DAR FRUTO (deis fruto) Jesus quer que o FRUTO permaneça. O alvo é a permanência do fruto;. Só então teremos a idéia exata do que é uma Consolidação de resultados.

 

Precisamos efetuar uma Consolidação com boa qualidade, com responsabilidade e amor, pois a Igreja de Jesus sempre evangelizou, sempre fez discípulos, mas com tristeza também assistimos a uma grande evasão, uma grande quantidade de frutos que não permaneciam. Isto acontecia, porque na realidade estas pessoas não eram consolidadas. “É preciso fechar a porta dos fundos”.

 

OBJETIVOS DA CONSOLlDAÇÃO

 

  • Proporcionar ao recém-convertido um cuidado muito especial, até que ele dê frutos, cumprindo a escala da Consolidação: Pré-Encontro, Encontro e Pós Encontro culminando com a entrada no Ceteban e envolvimento na Aliança de Ministérios (a participação em todos os projetos e cursos – Veredas, Grupo de processo, MMI, Amar, Finanças, etc...)
  • Auxiliar o novo convertido a reproduzir em sua vida o caráter de Cristo.
  • Fazer deste novo convertido um discípulo em um líder discipulador.


A IMPORTÂNCIA DA CONSOLIDAÇÃO

"Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus" (Rm. 15:7).

A doutrina da Consolidação não é nova; e isto vemos no texto supra citado. Ela mostra a eficiência de se ganhar vidas, de cuidar, zelar por elas e fazer com que cresçam. Nós devemos receber bem todas as pessoas, pois estas, no seu cotidiano, geralmente não são bem recebidas, nem, muitas vezes, bem aceitas no contexto social em que vivem. Consolidação é uma ministração de conforto, e um incentivo a viver com segurança.

A Consolidação é uma estratégia de Deus para ganhar vidas (nações) com qualidade. Nós estamos sonhando e porque acreditamos no sonho, criamos estratégias para sua realização. O nosso sonho é ver a nação brasileira aos pés do Senhor Jesus, e quando isto acontecer precisamos estar adestrados para consolidar aqueles que forem chegando. Isto começa na Igreja local, mas faça alvos de grande alcance. (Rua, Bairro, Cidade, Estado, País).

Esta é uma chamada de Deus para ajustar as deficiências existentes no Corpo, ou seja, na vida da Igreja. A consolidação é uma ferramenta que a Igreja deve utilizar para cuidar bem das pessoas que a ela se achegam, fortalecê-las e lhes entregar responsabilidade, pois Deus deseja que as pessoas sejam firmadas no Reino com qualidade e dêem frutos.

Se você quer saber mais sobre este ministério, ou se juntar à equipe de consolidação, entre em contato conosco pelo email consolidacao@ibnc.org.br, venha somar forças conosco.

voltar