Dança - Cia. Baluarte


Baluarte - Dança, expressão e Vida



Desde o Antigo Testamento, a dança esteve presente no meio do povo de Deus, expressando adoração, alegria, louvor e gratidão ao nosso Senhor (Ex 15:20,21; 2 Sm 6:12-23; 1 Sm 18:6,7). Em tempos de avivamento como este que estamos vivendo, Deus tem restaurado a dança como uma atitude de louvor, e tem levantado pessoas como verdadeiros adoradores para integrar este ministério.

 

Através de movimentos, expressão corporal e íntima comunhão com o Pai, a Cia. Baluarte tem buscado levar toda a igreja a momentos de celebração, edificação, libertação e restauração na presença de Deus. São horas e mais horas dedicadas ao quebrantamento, oração e comunhão para que o Senhor possa derramar do Seu Espírito nos momentos de ministração e louvor. Não existe palco nem dançarinos, mas sim púlpito e adoradores. Deus se alegra de que seus filhos dancem em Sua presença, pois Ele próprio prometeu restaurar as danças no meio do Seu povo:


" Ainda te edificarei e serás edificada,  ó virgem de Israel. Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam... Então as virgens se alegrarão na dança,  e também os jovens e os velhos. Tornareis o seu pranto em alegria; e os consolarei, e transformarei a sua tristeza em regozijo".
(Jeremias 31: 1-4, 13
)

Por que Baluarte?

Baluarte = fortaleza, lugar seguro, sustentáculo (os baluartes do templo eram as colunas de sustentação do mesmo). Na Bíblia: Sl 18:1,2, Sl 94.22, Jo 16:20.

    A Cia. Baluarte é parte integrante do ministério de louvor da Igreja Batista Nacional no Cajuru. Há mais de dez anos atrás, o alvo principal da Cia. era louvar e evangelizar através de coreografias e encenações pré-estabelecidas. Foi uma longa caminhada, muitas lutas, muitas dúvidas, até chegar-se à compreensão que o louvor e a adoração a Deus com danças significa muito mais que movimentos ou passos, é íntima comunhão com Deus, é expressão, oração, é a glória do Senhor através da vida daqueles que dançam. Dançar para o Senhor é verdadeiramente magnífico, sobrenatural e tremendo, mas acima de tudo é necessário dançar com o Senhor Jesus.

    Alguns pontos são fundamentais para um ministro de dança, como:

  • Amor a Deus e ao próximo;
  • Vida de jejum e oração;
  • Ser escolhido por Deus, separado para este ministério;
  • Capacidade de trabalho em grupo.

 Palavra da liderança

  O Senhor coloca em cada um de nós, talentos. Não há uma pessoa sequer que não possua um talento importante para Deus. Ele escolheu uns para tocar, outros para cantar, dançar, escrever, cuidar dos equipamentos, trabalhar no computador... o Senhor tem obreiros capacitados de talentos para todas as áreas. Não podemos nos esquecer, no entanto, de um detalhe precioso: Os dons precisam ser ungidos! Os dons e talentos por si só são até bonitos, arrancam aplausos e elogios, mas, sem a unção do Senhor, só produzem palhas. LINDAS PALHAS! (palavras do Pr. Sóstenes Mendes – Igreja Batista Getsêmani).

 

  A adoração é uma atitude interior e não exterior. Esse ato pode ser completo sem dança, sem a música e sem o canto. Essas expressões são veículos de louvor a Deus, porém não podemos usar esses meios como fórmulas para chegar ao altar de Deus. Se entendermos a dança como parte do louvor, poderemos usá-la com mais sabedoria para atravessar o Santo dos Santos. Ninguém é mais espiritual por usar uma ou outra linguagem. Utilize tudo o que você tem para ser um daqueles adoradores que o Pai está procurando.

Que Deus nos abençoe,
Michele A. S. Gomes
 

voltar

Mini-Fórum
Acesse para comentar: e-mail Senha Quero me Cadastrar!