Amar


Há mais de 10 anos abençoando famílias

 

O Projeto Amar – Aliança Matrimonial Restauradora – é um presente de Deus para todas as famílias. Nesses 12 anos de vida do Projeto é nítida para a liderança da Igreja Batista Nacional no Cajuru a fidelidade de Deus.

 

Nessa década do Projeto Amar, um ministério segundo o coração de Deus, é constituído por encontros de Casais e de Jovens com Cristo, foram mais de 1.200 casais que já participaram e aproximadamente 1.300 jovens.

 

O ministério começou depois do pastor Marcos Antonio de Oliveira e sua esposa, Alba Rejani passarem algum tempo de oração, buscando do Senhor a visão que Ele tinha para a Igreja e seu ministério.

 

Foi então que Deus deu a visão para trabalhar com famílias. “Entendemos claramente que a visão abrangeria todas as faixas etárias, alcançando todos os seus membros, pois família é projeto de Deus para a humanidade”, lembra o pastor Marcos.

 

Também veio a compreensão que trabalhar com famílias se resumia em um evangelho integral, pois abrangeria todos os demais temas bíblicos, sem a necessidade de enfatizar determinado tema bíblico, pois ‘os sinais sempre, seguirão os que crêem, disse Jesus’.

 

Durante alguns anos foram desenvolvidos retiros, seminários e eventos voltados à família, porém nada ainda parecido com o que estava no coração do casal Oliveira.

 

Pastor Marcos contou ainda com outros casais sonhadores como ele, como o casal Vera e Wagner Gonzaga, que ao saírem em lua-de-mel, foram para a paradisíaca Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que ao procurarem uma igreja para louvar ao Senhor, ouviram um jargão, que se tornaria o lema fidedigno de qualquer futuro encontrista: “Tudo pode acontecer”.

 

Ao retornarem à Angra, participaram juntamente com o casal Lílian e Paulo Henrique Dias de um dos encontros do Projeto Arca – Aliança Restauradora de Casamentos –, promovido pela Igreja Batista Monte Geresim, liderados pelo casal Vera e pastor Paulo Roberto.

 

Retornaram entusiasmados e incentivaram o pastor Marcos e Rejani, para irem conhecer o encontro, pois acreditaram que estava na visão que todos estavam buscando de Deus, para a igreja.

 

E assim, envolvidos numa tremenda atmosfera de muito entusiasmo e fé, foram ao encontro. E foi fantástico o que o Senhor proporcionou ali, pois ao voltarem de Angra dos Reis, uma visão clara, real e objetiva se delineava para o ministério Batista Nacional no Cajuru. O passo seguinte foi de trabalho e muita oração durante alguns meses, para a escolha dos 20 casais líderes de equipes, que iriam de ônibus até Angra. Essa equipe da Nacional foi participar do encontro, e os outros três casais foram para trabalhar e conhecer a complexa estrutura do projeto.

 

Foi uma viajem de ida terrível, pois além de ninguém saber o que iria ocorrer, todos já estavam irritados com a frase: ‘Tudo pode acontecer’”, sorri o pastor Marcos ao lembrar da viagem.

 

Ele se alegra mais ainda ao recordar do retorno desse grupo. A volta foi um tremendo pentecostes, pois todos estavam cheios da graça e da visão de Deus para a Igreja e para seus próprios futuros ministérios – a “Família”.

 

A nova equipe levou cerca de dois anos trabalhando com dedicação e entusiasmo, dedicando-se de corpo, alma e espírito, para adquirirem todo o material que comporia o patrimônio permanente do futuro Projeto Amar, visando a implantação do primeiro encontro em Curitiba. Mas a preocupação não era somente com os casais. Havia os jovens da Igreja, que também precisariam de um evento igual, de mesma proporção e impacto. Foi ai que ficamos sabendo de um projeto semelhante em São Paulo, na Igreja Presbiteriana. E com a benção daquela igreja, também trouxemos uma variante para trabalharmos nos mesmos moldes com os jovens, assim a visão seria mais abrangente.



PROTÓTIPO

– O grupo estava ansioso para começar. O protótipo ocorreu com o primeiro Encontro de Jovens com Cristo, realizado em novembro de 1996. Totalmente organizado pelos casais.

 

Agora estávamos prontos para iniciar também o de casais, com a bênção do ministério da Igreja Batista Monte Gerisim, em março de 1997. Recordamos ainda das palavras do pastor Paulo, de Angra dos Reis, que veio a Curitiba com sua equipe para auxiliar-nos no nosso primeiro Encontro de Casais com Cristo: "O filho já nasceu adulto". Glória a Deus!

 

Uma descoberta especial aconteceu com toda a equipe de trabalho. Descobrimos que, na verdade, trata-se de dois encontros: Um é quando você participa do evento, como encontrista e outro é quando você trabalha como servo, para a realização do evento.

 

É como dois lados de uma mesma moeda, que só tem valor se coexistir juntos, pois cada um é ferramenta de trabalho na vida de cada jovem e de cada casal envolvido, a vitória é da família e do Reino de Deus.

 

O ministério Batista Nacional crê que família é projeto de Deus. Sempre cremos também que o Projeto Amar não é mais uma atividade de final de semana, mas sim, um glorioso ministério.

 

Nesses 12 anos de ininterruptos encontros, inúmeros testemunhos de casais deixaram suas marcas em nossas lembranças. Preço algum poderia pagar os inúmeros resgates de famílias que se reergueram do divórcio e da separação, nem mesmo as muitas curas e libertação dos que viviam atormentados por traumas familiares ou dominados por vícios.



PARCERIA COM A UDF-UNIVERSIDADE DA FAMÍLIA E MMI-BRASIL

– Ao longo desses anos outros cursos e projetos, de outras instituições e ministérios sérios, que também estão lutando pelas famílias, tem se incorporado a visão.

Por isso, cremos ter recebido de Deus a visão para a Igreja em Aliança de Ministérios, que agrega além dos ministérios eclesiásticos e de serviços, comuns à todas as igrejas, projetos e cursos visando a educação do indivíduo e a família.

São cursos e projetos tais como: Curso para Noivos, Casados para Sempre, Aliança, Finanças à Maneira de Deus, Como Criar Filhos à Maneira de Deus, Conhecendo o Coração do Seu Adolescente, Descobrindo a sua Vocação, Romance à Maneira de Deus, Hombridade, Mulher Única, Pais Para Toda a Vida, e outros...

Todas essas poderosas ferramentas são recursos tremendos de Deus, disponibilizados e ao alcance de todos aqueles que desejam investir em conhecimento pessoal e familiar, para uma vida saudável, feliz e abundante.

O QUE É O PROJETO AMAR

– É um encontro de final de semana, onde são abordados diversos assuntos contemporâneos, com palestras, testemunhos, dinâmicas de grupo, teatros, shows, refeições temáticas, surpresas e mais surpresas em um ambiente agradável e acolhedor.

 

É uma oportunidade para rever conceitos e valores, para repensar a relação conjugal, para aprender e compartilhar.

 

É um tempo de investimento pessoal e familiar, para aprender ou reaprender conceitos básicos como namoro, noivado, casamento, sociabilização, perdão, comunicação, harmonia conjugal, criação de filhos, finanças, auto-estima, o mundo de hoje, etc... É um encontro para jovens e outro para casais. Na verdade são dois encontros em um, assim como uma moeda tem seus dois lados. E só tem valor se tiver os dois lados.

 

Um encontro é quando o encontrista ou “colorido” participa e recebe uma dose concentrada de amor, de serviço, de atenção, e de respeito que nunca antes havia experimentado em sua vida, principalmente por parte de pessoas que provavelmente nunca viu ou jamais conheceu anteriormente.

 

Nesse encontro o “colorido” recebe uma dose de serviço e de amor de Deus, através da vida dos filhos de Deus.

 

O outro encontro é quando o “colorido” agora vem retribuir o que recebeu, trabalhando para a realização de outro evento, proporcionando através da sua vida a outras pessoas, a outros casais, o mesmo amor, o mesmo serviço que recebeu.

 

Nesse encontro a pessoa aprende a servir e a amar.



COMO PARTICIPAR DO ENCONTRO

– Em Curitiba, são realizados 02 encontros de casais anualmente, um em cada semestre e 01 de jovens no segundo semestre.

 

A data de realização dos eventos estará disponível no site da IBNC, no calendário anual.

 

Para participar do evento o jovem ou casal deve garantir sua participação mediante o preenchimento de formulário próprio e pagamento de sua inscrição.

 

As fichas estão disponibilizadas na secretaria e tesouraria do evento.

 

Contato: Coordenadores de Casais: Luciana e Marcelo de Oliveira.

 

Fones: 41 – 3226.4242

 

Contato: Coordenado de Jovens: Bárbara Raquel e PR. Luciano Correa.

 

Fones: 41 – 3226.4242



ALCANÇANDO O SUL DO BRASIL

– O Projeto Amar cresceu e alcançou outros estados, outras cidades e igrejas.

 

O Projeto Amar foi implantado na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, coordenado pelo casal Selma e pastor Jair Passos e equipe da Igreja Batista Nacional, sendo realizados Encontros de Jovens e de Casais com Cristo.

 

O Projeto Amar também está implantado na cidade de Cianorte, no Noroeste do Paraná, sob a coordenação do casal Dora e pastor Nilton Gaspareto e equipe da Igreja Batista do Calvário, sendo realizados Encontros de Jovens e de Casais com Cristo.

 

E em agosto de 2008 o Projeto Amar chegou a Santa Catarina, na cidade de Criciúma. Sob a corrdenação do casal Elaine e pastor Jorge Bueno, da Igreja do Evangelho Quadrangular. Sendo realizado Encontro de Casais com Cristo e também já estão sendo treinados jovens para a realização do Encontro de Jovens.

 

Estabelecemos com essas igrejas em com os casais dessas comunidades uma aliança com Deus, firmadas por pessoas que amam a família e a visão do Projeto Amar.



CENTRO DE EVENTOS

– Há a expectativa e muita oração, por parte da liderança da Igreja Batista Nacional no Cajuru, para em breve construir o Centro de Eventos Amar.

 

Temos sonhado com um complexo próprio para a continuidade e a ampliação da atuação desse ministério, até porque até hoje os eventos são realizados em... Bom, quanto a isso tudo pode acontecer.

 

O local Deus já proporcionou, agora aguardamos a manifestação do Senhor para a realização de mais esse sonho levantando mantenedores, pois até aqui Ele nos tem mantido, levantando obreiros e pessoas que tem investido seus bens e valores, seus dons e talentos, para que esse projeto em breve se torne também uma realidade.



“Louvamos ao Senhor nosso Deus, pois Ele tem sido fiel, tremendo e maravilhoso. Cremos ser um privilégio termos sidos separados, chamados e vocacionados para tão grande obra. Louvamos também a Deus, pela maravilhosa equipe de jovens e de casais, a todos esses servos de Deus valorosos e fieis amigos, mais chegados que irmãos, que Deus tem colocado ao nosso lado, como verdadeiros ministros de famílias”.

voltar

Mini-Fórum
Acesse para comentar: e-mail Senha Quero me Cadastrar!